Agulhando com saude.
Que tricotar ou crochetar ,é uma atividade lúdica e altamente sujeita a se transformar em vício bom não tem como negar.
Quem descobre o tricô e o crochê costuma se apaixonar rapidamente e quando se dá conta, ‘precisa’ exercitar suas agulhas todos os dias, várias vezes ao dia, o dia todo se possível, faça chuva ou faça sol. Tem sempre no mínimo dois projetos em andamento. Sem contar o arsenal de fios, agulhas e outros apetrechos estrategicamente guardadas em todos os espaços disponíveis da casa (e muitas vezes nem tão disponíveis).
Enquanto tecem, esquecem da vida e muitas vezes também esquecem da postura e dos olhos.
Sentadas, nem sempre de maneira correta, tricoteiras e crocheteiras, ficam na mesma posição por horas e…. no dia seguinte acordam com dores no pescoço, nas mãos, punhos e braços.
Tricotar e crochetar diariamente faz parte da rotina de muitos amantes das artes com uma ou duas agulhas, mas é preciso ficar atento para não exagerar na dose.
Ficar sentado durante horas a fio na mesma posição pode acarretar dores nas costas e nos braços. Utilizar iluminação incorreta ‘cansa’ os olhos e pode até lhe dar dor de cabeça depois de algumas horas.
Dores, são em geral um sinal que algo está errado e é necessária uma mudança de hábitos que podem ajudar a minimizar o desconforto ou a fadiga das costas, mãos, punhos e braços.
Relaxar e alongar são as palavras chave!
Sentar-se de maneira correta, sobre os glúteos e não sobre a base da coluna, evita que você force a região lombar. Relaxada sempre, largada no sofá, nunca.
Como nem todo mundo dispõe de tempo para tecer durante o dia se privilegiando da iluminação natural, quando utilizar iluminação artificial, procure posicioná-la acima dos seus ombros e direcionada para seu trabalho.
Se estiver trabalhando com fios escuros, coloque uma fralda de pano ou outro tecido de cor clara embaixo do tricô. Evite as toalhas felpudas pois poderão soltar fiapos na sua arte.
Se você costuma tecer trabalhos maiores como casacos e mantas, tente se acostumar a tecer utilizando agulhas circulares ao invés das agulhas retas. A agulha circular distribui uniformemente o peso do trabalho e não sobrecarrega os punhos.
Se possível apoie os braços enquanto tece sobre um travesseiro ou almofada (e não no braço do sofá).
A cada meia hora mais ou menos, levante-se, espreguice bem devagar, estique-se. Massageie os os punhos, antebraços e braços.
Experimente os exercícios abaixo:
1 – alongamento da coluna cervical: tracione o pescoço para o lado, mantendo por 10 segundos. Repetir 2x cada lado.
2 – alongamento da região escapular: tracione o braço para o lado, mantendo por 10 segundos. Repetir 2x cada lado.
3 – alongamento do punho: tracione a mão com os dedos para baixo e mantenha por 10 segundos. Repetir 2x cada lado.
4- alongamento do punho: tracione a mão com os dedos para cima e mantenha por 10 segundos. Repetir 3x
5 –alongamento dos dedos: firme uma mão contra a outra sem apoiar a palma das mãos e mantenha por 10 segundos. Repetir 3x.
6 – alongamento dos punhos: segurando os polegares e tracionando as mãos para o lado de fora ou para baixo. Manter por 10 segundos e repetir 3x.
E mais um lembrete, se as dores persistirem , procure orientação médica, pois as dores podem ser indício de lesões.
Boas artes, com muita saúde, e os fios da AslanTrends!
Nenhum comentário:
Postar um comentário